24 de junho de 2019

A Quinta dos Animais || George Orwell


A Quinta dos Animais, de George Orwell, é um clássico da nossa literatura e só me apetece esbofetear-me por só agora ter decidido lê-lo.

Numa quinta explorada pelos humanos, um grupo de animais, liderado pelos porcos, revolta-se e organizam-se de forma a pôr fim à soberania do homem, adoptando o lema "todos os animais são iguais". Se no início tudo parece correr bem, sendo os animais livres e trabalhando para si, logo esta paz aparente dá lugar ao recomeçar de uma nova forma de ditadura, desta vez exercida por parte dos seus próprios camaradas.

Servindo-se de uma narrativa distópica, George Orwell, com esta obra, faz uma dura crítica aos regimes ditatoriais que, bem vistas as coisas, são todos iguais, a única coisa em que diferem é na cor da bandeira que agitam juntamente com falsas promessas. Quando a mente que encabeça determinado movimento é uma mente ditatorial, o resultado é o mesmo: a supremacia do mais forte sobre o mais fraco.

E termino com o pensamento que encerra a mensagem desta obra: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros".

E vocês, já leram este livro? O que acharam?

Sem comentários:

Enviar um comentário