31 de julho de 2019

Os Loucos da Rua Mazur || João Pinto Coelho


Os Loucos da Rua Mazur , de João Pinto Coelho, é o segundo livro que leio deste autor português. Gostei muito do Perguntem a Sarah Gross e fiquei muito curiosa para ler este também.

Este livro, baseado em factos verídicos, divide-se entre Paris de 2002 e a Polónia durante a segunda guerra mundial. Se, no início, fiquei um pouco de pé atrás, talvez com receio de ser mais um livro cheio de lugares-comuns, mais ou menos a partir da segunda metade rendi-me completamente. A história está muito bem construída, muito crua e com uma reviravolta que me surpreendeu.

No entanto, este é um livro duro. Numa altura em que proliferam livros sobre a segunda grande guerra, encontrar um livro assim, que põe a nu o que tantas vezes é esquecido, nem sempre é fácil. Refiro-me ao papel que os cristãos, neste caso polacos, tiveram na perseguição aos judeus. E neste livro podemos comprovar isso mesmo, a forma cruel, desumana e horrenda como cristãos perseguiram e torturaram judeus que eram, até então, seus vizinhos e conterrâneos, só porque sim, só porque continham neles uma raiva antiga, actuando em nome de um deus. As últimas 100 páginas deste livro são muito duras, muito difíceis.

Toda esta história me fez reflectir, uma vez mais, sobre a imensidão da crueldade humana, sobre o ódio que é alimentado e fomentado por religiões, sobre a sede de soberania e de superioridade que o ser humano tem dentro de si. Sempre que leio livros relacionados com a segunda guerra, pergunto-me como é possível ter havido tanto mal a proliferar. E sinto, por momentos, um grande medo de que tal atrocidade possa vir a repetir-se.

Sem dúvida que recomendo a leitura deste livro. Contudo, deixo o alerta de que é um livro duro, principalmente a partir da segunda metade. Ainda assim, vale a pena a sua leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário