4 de agosto de 2019

A Farmácia Literária | 2


Indicação Terapêutica - desânimo; frustração; culpa; falta de esperança; sensação de estar perdido no mundo, sem um rumo a seguir.


Livre, de Cheryl Strayed, é a minha sugestão para A Farmácia Literária de hoje. Já li este livro duas vezes e já vi o filme também duas vezes, em alturas da minha vida em que, precisamente, me sentia mais em baixo, perdida, cheia de culpas antigas e sem saber que direcção seguir. E acredito que voltarei a ele sempre que achar necessário ou sempre que sentir vontade de relembrar esta história inspiradora.

Este livro é baseado na própria jornada da autora Cheryl Strayed. Depois de perder a mãe, o casamento e a estabilidade profissional, sentindo-se completamente perdida no mundo, sozinha e sem rumo, Cheryl decide fazer o Pacific Crest Trail (um trilho selvagem que tem início no deserto de Mojave, na Califórnia, e termina no estado de Washington) - 1700 Km, durante três meses, sozinha e com uma mochila às costas. Uma aventura árdua e dolorosa, que servirá como uma espécie de catarse.

Ao longo do livro, acompanhamos a caminhada de Cheryl, as dificuldades que encontra, a sua dor, as suas lágrimas, os seus pés feridos, as suas costas doridas, a sua profunda tristeza, as suas frustrações, os seus arrependimentos, a culpa que vai, a cada quilómetro, exorcizando. É uma jornada de cura, de autoconhecimento e de auto-perdão. Uma mulher profundamente ferida que tenta reerguer-se a cada passada, que tenta reinventar-se e encontrar uma luz para a sua escuridão. Uma história de sobrevivência e redenção.

Assim, recomendo muito este livro a todas as pessoas, em especial àquelas que, neste momento e por qualquer motivo, estejam a atravessar um período mais difícil e doloroso, onde não haja luz nem esperança. A história da Cheryl, como a de tantas outras Cheryls por aí, é um exemplo de superação e a prova de que a esperança e a força acabam sempre por aparecer, devolvendo-nos a capacidade de voltar a acreditar num amanhã melhor.


Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário