14 de julho de 2019

Farmácia Literária | 1


Indicação Terapêutica - Corações partidos; falta de esperança; desânimo; descrença.


O Amor nos Tempos de Cólera é um clássico da literatura. Escrito pelo Nobel Gabriel García Márquez (que eu tanto admiro), este livro é uma verdadeira obra-prima. A historia de amor de Florentino e Firmina (ou de Florentino por Firmina), um amor que resiste à rejeição, à desilusão e ao passar vagaroso dos anos - 53 anos, 4 meses e 11 dias. Um amor não correspondido (ou não assumido) à partida, que se torna numa espécie de causa nobre pela qual Florentino espera, paciente, resistente, resiliente e confiante de que, mais dia, menos dia, a sua espera terá o doce fim que tanto anseia.

Mas desenganem-se se pensam que esta é só uma história de amor. É muito mais do que isso. É um emaranhado de emoções, com aquele sentido de humor surrealista tão característico de García Márquez. Um livro que me emocionou, que me fez rir, que me fez reflectir e repensar o meu olhar sobre certos assuntos.

Por tudo isto, recomendo-o a todas as pessoas que estejam com o coração partido (seja por questões de amor-paixão ou por outro motivo afectivo) ou com falta de esperança na sua jornada. Porque, por maior que seja a espera, ela poderá dar doces frutos. Florentino esperou toda uma vida pela sua Firmina. E, depois de lerem este livro, vão perceber o quão bonita foi essa espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário